LISA SIMPSON: O lado Asperger na série Os Simpsons

Por: Ivã Habib Ferreira

LISA SIMPSON: A Nerd, leitora voraz, toca saxofone como ninguém, meio ríspida, fala a primeira coisa que lhe vem em mente, é bem direta em seu falar, certinha ao extremo. Tais Caracteristicas refletem um tipo de personalidade um tanto comum nos dias e hoje, ou seja, os portadores da Síndrome de Asperger, síndrome esta que, além de tais características já citadas, também tem um lado meio “anti social” que todos nós Aspies- sim o que vos escreve é um também- trazaemos em nossa genética e que não felzimente conseguimos nos dissociar de tal.
Mas falemos sobre Lisa…
Lisa, trás para o “mundo normal” todos os conflitos e idiossincrasias que todo bom e velho autista / seja este de leve ou grave grau / sente em suas camadas mais epiteliais e que – na boa parte das vezes- não consegue por para fora ou expor quiçá extrapolar o que realmente sente em sua inconcretude; nós somos MUITO concretos; MUITO físicos e portanto não gostamos muito de coisas tão virtuais, não que não apreciamos ou não gostamos de fato, mas como Autista afirmo-te que para nós a virtualidade das coisas tem de ter um determinado fim e não porque é assim e assado; nós somos questionadores até o último fo de cabelo….iguais a Lisa Simpson! Notaram leitores amantissimos a junção do Autismo leve (Síndrome de Asperger) e a personificação dele em Lisa? Lisa é toda certinha, toda justa, toda singular. De toda a Simpson’s Family ela é a mais desencaixada no padrão de “normal”. Mas…o que o normal para alguém que não sabe lidar e conviver com conflitos tantos e que – para os “normais”- pode parecer alguém de mentalidade (ai subentende-se atitudes) arredias e radicais perante as situações que a vida lhe coloca? Ela pode parecer uma persona de mundo outro mas é mais normal e comum e, portanto “especial”, que os neurotipicos, isto é, o popularmente chamado ‘ normal ‘ e ‘aceitável’ diante de uma sociedade que SEM SABER a discrimina por ser quem ela o é e por tanto fazer um Bullying cruel e indireto sem saber e nos mínimos detalhes (quem é autista e teve de aturar uma turma com mais de 30 alunos numa turma e mais de 500 ou até mais numa escola sabe beeem o que é isso….) e ser rejaçado nos comentários maldosos e olhares que fingem-se ser de bem mais são do contrário. Ou seja, Lisa Simpson é uma Genial Autsista-Porta voz do autismo em meio ao caos que é viver na dita normalidade.
Terminarei este breve texto enfocativo sobre as “Celebridades personalisticas autistas” com uma breve pergunta para vossa refelexão caros leitores que geralmente me pego fazendo como cidadão do planeta autista: Até quando os normais terão de nos por rótulos incabíveis e que infelizmente deterioram a verdadeira imagética de nós Autistas ??? Pensemos queridos !!!!
Até o Próximo Texto !!!! Até Lá !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *