A Nova Appaloosa, E o por que estive sumido

A Appaloosa está de cara nova, e completamente reformulada, e este post trata dos detalhes desse processo. Há 1 ano e 6 meses atrás eu inaugurei a Appaloosa. A idéia: criar e manter uma editora completamente virtual que publicasse bons e ótimos autores do nicho da literatura alternativa no Brasil. hoje já servimos mais de 50 mil downloads gratuitos, abrigamos antologias de sucesso, e autores aclamados e premiados como Marcia Barbieri, Franck Santos, Giordano Andriola, Wladirmir Saldanha, dentre tantos outros. A meta foi cumprida e a Appaloosa instaurou-se como uma editora de sucesso.

Há uns 9 meses atrás, enquanto eu pensava nos rumos da Appaloosa e desenvolvia esta revista, decidi reconstruir o projeto do zero. Até hoje continuo sendo o único mantenedor e único desenvolvedor no time da AP, embora hajam colaboradores no ramo de editoração. Sou programador web e decidi me dar este desafio de reconstruir a plataforma, mas não apenas com o intuito de melhorar os serviços, mas de destacar a editora também através de sua identidade online.

Assim, assumi a reconstrução da Appaloosa como uma projeto de desenvolvimento e estudo pessoa e comecei a programar este recomeço. Programei durante os ultimos nove meses sempre depois do trabalho. O início do desenvolvimento, na fase de apreensão e benchmarking, reuni algumas das melhores práticas e habitos para o desenvolvimento de protudos online. Pretendo falar de alguns deles adiante no que tange identidade e design, a parte tecnica de desenvolvimento e algoritmos não será tratada por aqui, caso alguém se interesse, sinta-se livre pra me enviar um e-mail ou pedido de contato através do formulário da Appaloosa.

1. Comportamento e Interatividade:

A identidade da Appaloosa foi reformulada a partir da mescla de sites modernos e campeões da Awwwards (https://www.awwwards.com/). A Awwwards analisa e julga sites de excelência na internet. Desses sites eu trouxe as tendências de tipografia, comportamento e interatividade encontradas na Appaloosa, como o comportamento des menus, o formato quase sem transições entre os links, a exibição e interatividade para com os títulos, etc.

Algumas referencias:

https://tavanovincent.com/

https://www.designandbuild.co/

2. Identidade Visual:

A diagramação foi composta pelos mesmos elementos acima, porém adicionando um algo retrô. Me baseei em conceitos e referências das revistas de fotografia e moda da década de 70/80, isso ajudou bastante também no trabalho com fonte serifada. Tirei boas referencias de revistas como a LIFE, e da diagramação de cartases políticos da época.

3. Performance e Desenvolvimento

Tentei ao máximo melhor a performance e velocidade da plataforma reduzindo o montante de código e utilizando técnicas modernas de desenvolvimento. Espero ter conseguido. Se vc é desenvolvedor e gostaria de colaborar, dê um alô.

Este post está aqui num sentindo de (re) inaugurar uma fase da Appaloosa, e também de justificar o meu sumiço a respeito da AP nesses 9/10 meses. A partir de agora voltamos com o fluxo normal de publicações pela AP, com bastante coisa foda vindo por aí. Estive off pq estava botando mais ordem na casa. Abraços!

Com carinho,
___
Felippe Regazio
Appaloosa’s Founder & Developer

Felippe Regazio

About Felippe Regazio

Appaloosa Books and Mag Creator. Web Developer, literature lover, lifelong learner, etc.

View all posts by Felippe Regazio →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *