A Bahia é um estado gigantesco e plural – como dizem os baianos, é do tamanho da França – e, portanto, um caldeirão de influências, sotaques, cultura. Contudo, há uma Bahia mítica, cuja imagem é bem elaborada nas lestras de Caymmi e nos romances de Jorge Amado, povoado por figuras anônimas e comuns se vistas de longe, mas interessantes, ricas, folclóricas quando nos aproximamos. Essa gente que parece ficção está nos noticiários, nas ruas, nos canais do YouTube e protagonizam as Contações (Patuá), do poeta e escritor soteropolitano, Tiago D. Oliveira. 

Por: Ivã Habib Ferreira LISA SIMPSON: A Nerd, leitora voraz, toca saxofone como ninguém, meio ríspida, fala a primeira coisa que lhe vem em mente, é bem direta em seu …

Agonia na Tumba, romance do paraibano Tarcísio Pereira, narra a história de bon-vivant enterrado vivo. É dentro do túmulo que começa a reconstituir as possíveis causas de sua morte e fragmentos de sua própria vida e relacionamentos. Escrito com habilidade, é um ótimo romance a ser descoberto e lido.

poesia

   

Por: Ivã Habib Ferreira Anos 70. Estados Unidos da América. Os direitos civis de negros, lésbicas e de toda a comunidade LGBT são reprimidos. Brasil. 2016. Filme é represado pela …

Poderia dizer que Ascensão e queda (Cepe), de Wander Shirukaya, é sobre a trajetória de uma banda de rock do anonimato ao estrelato, mas seria simplista e equivocado pensar assim. Em …

Havia sido um dia corrido. Eu tava cansado, não só do dia, mas do mundo, dos carros, do cinza dos prédios, dos olhos tristes perambulando nos rostos que passavam pelas …

Esses dias eu estive de frente aos entulhos do prédio que desabou em São Paulo no largo do Paissandu. Acompanhei através das mídias o ocorrido e sem dúvida é algo …

Para início de conversa, se você que me lê chegou aqui esperando uma crítica literária, deixe-me dizer que não é esse o caso. Não tenho aptidão técnica para desempenhar tal …

Minha casa tá suja, muito suja mesmo pra te ser sincero. Tem umas telhas de aranha no teto, isso me incomoda há um tempo, mas nunca as tirei, já viraram …

Rua augusta, 21:44, 16 de janeiro de 2018 — Opa cara, tudo bem com você? — Tudo sim! — Você me dá licença, é rapidinho, não quero atrapalhar sua bebedeira… …

“Dona Alice! Oooooh, Dona Alice, corre aqui mulher, vem ver uma coisa!” Me gritou Neide da cozinha em desespero. “O que foi, Neide? Pra que esse escândalo?” “Oh, a pia entupiu! E parece que o negócio é brabo” “Nossa, vamos chamar …

  Autora: Alanna Fernandes

Um escritor desempregado que se depara com a fome e as dúvidas e certezas do cotidiano.

“Quem coleciona alguma coisa sabe o que é compulsão. Um objeto qualquer pode se tornar fonte de desejo. Isso não tem nada a ver com os chamados shopaholics ou consumidores compulsivos, que não conseguem resistir à tentação de comprar, porque não é uma obsessão pela compra em si, mas pelo objeto.” Conto de Marcos Alexandre Faber

Ir além do óbvio Sentir além do raso Descrever além do palpável Poetizar além das rimas Se propor a uma vida que vá além do racional Se auto-conhecer além do …

Antigamente, muito antigamente – da década de 60 pra trás – eram comuns os campos de trabalho nas prisões estadunidenses. O preso trocava um dia de trabalho por alimento, colchões, …

A mentira tem cabelos cacheados. A mentira anda de moto e usa Grindr. A mentira beija na boca e olha nos olhos. A mentira, às vezes, parece com alguém que …

A humanidade Na Pós-Modernidade É um complexo paradoxo   Ao mesmo tempo em que Acredita que tempo é dinheiro Gasta seu tempo Nas redes sociais Quando vai ao banheiro.   …

Quem conhece bem o mundo das artes plásticas ao assistir o videoclip da música “Tesselate” da banda Alt-J vai identificar de cara que o cenário escolhido foi baseado no quadro …

Era uma das piores noitadas. De tudo. Tinhamos fechado dois bares já e tinha ido parar na Roosevelt. Ligamos pro Ricardo, o taxista. Ele nos serviu e nós fomos pro …

Existe algo mais maravilhoso e ao mesmo tempo mais terrível do que viver? Viver é a combinação entre o belo e o feio, angústia e alívio. Talvez não exista um ser humano …

  Amor, eu já não volto atrás O tempo passa Eu envelheço A dolorida vida me fez incapaz De esperar Amor, seus olhos compridos Já não calam Eu já te …

Entrevistamos Eduardo Sabino, premiado escritor mineiro, sobre o seu Naufrágio Entre Amigos, lançado pela Editora Patuá, em 2016.

O carnaval em Belo Horizonte tem ganhado credibilidade e visibilidade a cada ano, o que é extremamente rentável para o município, para a população e para quem vai visitar, visto …

  Deitada no sofá duro e desconfortável Vejo a vida passar. São 17:30 da tarde e os mosquitos sobrevoam meu corpo. Talvez pensem que eu sou um monte de bosta …

Entro no Uber. Me identifico. O moço de expressão juvenil me cumprimenta com boa tarde. Eu respondo de volta. Boa tarde. Indico o caminho. Ele inicia a corrida. Desenlaço meu …

Antigamente diziam “fulano tá com o cu na mão”. Estavam certos, é bem verdade, afinal antes todos estes tinham medo, muito medo mesmo, por isso viviam com o cu trancado …

Madrugadas sem sono, um vinho, o computador sem internet e a mente borbulhando a mil.

  Lacuna Cheia a vida tem desses dias vazios que parecem lacunas cheias de dor e confusão.   um paradoxo baseado em medo e ilusão silêncio na boca e mente …

“O rinoceronte está na cozinha, prepara o café e vigia a leiteira para não transbordar. Ele a saúda com um olhar breve e um leve aceno de cabeça. Senta-se à mesa e espera que tudo esteja pronto. Café pingado, ovos mexidos, pão francês”. Um conto de Ivandro Menezes.